A graciosa Rua do Mucugê em Arraial d’Ajuda, na Bahia

Se você for a Arraial d’Ajuda, ao sul da Bahia, hospede-se próximo a Rua do Mucugê, onde concentra-se o agito da cidade e a maior parte dos bares e restaurantes. Para curtir bem o dia, aproveite o café da manhã do seu hotel ou pousada, pois o comércio começa a abrir as portas só no fim da tarde. A Pousada Flamboyant é simples, porém confortável e muito bem localizada. Além disso, as pessoas são muito atenciosas e te auxiliam no que for necessário para aproveitar a região da melhor maneira possível.

IMG_3249

A caminhada para a Praia do Mucugê – a principal da cidade – é tranquila e prazerosa e o passeio torna-se ainda mais gostoso se você aproveitar um ou outro das dezenas de quiosques que espalham-se pela areia até a Praia da Pitinga, outra das várias paradisíacas praias do lugar.

À noite, aproveite para conhecer as lojas da cidade que concentram-se na Rua do Mucugê e não deixe de entrar em nenhum dos vários becos existentes e devidamente sinalizados do lugar, como o famoso Beco das Cores. Na Broadway, lojas populares e de arte local – quase como uma feirinha de cidade do interior – diferenciam-se das grandes e bem arrumadas que se localizam no Mucugê. Além disso, o caminho leva à Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, construída em 1549.

IMG_3290

Para matar a fome, há dezenas de graciosos lugares. O Crepes by Miloca – que existe a 13 anos – tem duas unidades na rua, mas um deles tem temática de rock e chama a atenção pelos criativos e deliciosos sanduíches. Outra excelente opção é a Pizzaria do Rapha, que apesar do atendimento um pouco demorado, é de excelente qualidade.

Para finalizar a noite, nada como tomar um delicioso sorvete na sorveteria italiana Coelhinho. Ela não passará despercebida por você, principalmente se estiver acompanhado de crianças. O coelho pedalando uma bicicleta na entrada é uma marca registrada da empresa que tem matriz em Porto Seguro.

IMG_3291

Independente do que você goste e mesmo estando em uma pequena vila entre Porto Seguro e Trancoso, Arraial d’Ajuda te oferece uma grande diversidade de programas: de comida oriental (Suri Sushi Bar) a baladinhas (Morocha Club). E tudo tem a cara do lugar! Não é à toa que a Rua do Mucugê ganhou o título de “Rua mais charmosa do Brasil”. Aproveite!