Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo retomam “O Grande Encontro”

(Foto: Cíntia Carvalho / Setor VIP)

Em 1996, quatro dos mais importantes artistas nordestinos se reuniram pela primeira vez para registrar um espetáculo intitulado “O Grande Encontro”. Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho subiram no mesmo palco para homenagear a Música Popular Brasileira. Gravado no Rio de Janeiro, o disco bateu a marca de um milhão de unidades vendidas. Sem a participação de Alceu, os artistas lançaram “O Grande Encontro 2” (1997) e “O Grande Encontro 3” (2000), ambos sucesso de crítica.

Gravado em São Paulo, “O Grande Encontro – 20 anos” (2016) celebra as duas décadas da reunião que marcou a história da música no país. Dessa vez sem Zé Ramalho, o trio interpreta canções desde os anos 40, com destaque para “Anunciação” (“Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais”), “Eu Só Quero Um Xodó” (“Eu só quero um amor, que alegre o meu viver”), “Banho de Cheiro” (“Eu quero um banho de cheiro, eu quero um banho de lua, eu quero navegar”) e “Frevo Mulher” (“É quando o tempo sacode a cabeleira, a trança toda vermelha”).

Nas mais de 30 canções presentes no repertório, há homenagens para Luiz Gonzaga (“Sabiá”) e Gonzaguinha (“Sangrando”). Um dos principais números solo de Elba Ramalho, “Sangrando” (“Quando eu soltar a minha voz, por favor entenda, é apenas o meu jeito de viver o que é amar”) se destaca como um dos momentos mais bonitos do espetáculo. O belíssimo cenário assinado por Gringo Cardia mistura psicodelia com o trabalho do artista plástico J. Cunha, que além das fortes cores nordestinas, tem influência da arte africana e indígena.

No palco, o trio protagonista é acompanhado por sete instrumentistas: Paulo Rafael (guitarra), Marcos Arcanjo (guitarra e violão), Rafael Meninão (violão), Cesar Michiles (flautas e saxofone), Ney Conceição (baixo), Cassio Cunha (bateria) e Anjo Caldas (percussão). “O Grande Encontro – 20 anos” pode ser encontrado em três versões: CD simples, DVD simples e DVD acompanhado pelo disco duplo, que não é vendido separadamente, apenas na edição especial.

A turnê de 20 anos de “O Grande Encontro” tem shows marcados em Aracaju – SE (10/03), Natal – RN (11/03), Rio de Janeiro – RJ (25/03), Salvador – BA (22/04), São Paulo – SP (13/05), Curitiba – PR (20/05) e Jaguariúna – SP (26/05). Informações do trio podem ser encontradas na página oficial do projeto no Facebook. Para outras informações, acesse as páginas individuais de Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo.

(Foto: Divulgação)