B.lem traz o melhor da culinária portuguesa para o Brasil

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

São Paulo é a cidade de maior diversidade cultural do Brasil. Com quase 12 milhões de habitantes, a capital paulista é formada por grandes comunidades de imigrantes e descendentes de diferentes origens étnicas. Durante um rápido passeio pelo Bixiga ou pela Liberdade, percebe-se a presença maciça de italianos e japoneses, respectivamente. Outros bairros são responsáveis por abraçar árabes, sírios, alemães, lituanos e armênios, fazendo do país uma das mais marcantes zonas de pluralidade populacional. Em São Paulo, estima-se que três milhões de pessoas sejam ou descendam de portugueses, perdendo somente para a comunidade italiana da cidade.

Pensando na importância do número, os sócios João Baroni e Lorena Botelho se juntaram aos portugueses Pedro Nogueira e Patrícia Amaral para abrir a B.lem Portuguese Bakery. Apesar do nome, o estabelecimento é muito mais que uma padaria. Inaugurado em 2014, o espaço oferece aos clientes o melhor da culinária lusitana, com receitas tradicionais, ingredientes selecionados e rigorosa qualidade, em um ambiente moderno que mistura peças clássicas portuguesas – como os famosos azulejos – aos mais atrativos elementos da arquitetura contemporânea. Uma referência para os admiradores dos doces saborosos e dos pães artesanais autênticos do país europeu.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O famoso pastel de belém (obviamente chamado na casa de Pastel B.lem) foi eleito pela revista Veja como o melhor de São Paulo. É fácil entender porque a sobremesa da B.lem Portuguese Bakery tem uma reputação tão boa. Com massa fina e recheio saboroso, a iguaria fica extremamente leve. Quem já visitou Portugal sabe que é difícil encontrar um pastel gostoso e de qualidade como o produzido no Brasil. Entre as dezenas de outras opções de doces, está a Madalena de Chocolate, um bolo macio com uma cobertura crocante e gotas de chocolate. Há também a versão Madalena de Cenoura, com a massa de cenoura recheada de gotas de chocolate.

Entre os mais diferentes tipos de salgados, estão o Manhã Mista, um brioche folhado recheado de presunto e mussarela; o Pastel de Bacalhau, que é feito com a mesma massa do Pastel B.lem; a Empada de Frango, com uma massa diferente de qualquer empada do mundo; e a Empada de Vegetais, levemente agridoce e recheada de espinafre, cenoura e manjericão. No cardápio ainda há o irresistível Pão de Queijo da Serra da Estrela, uma mistura da criação brasileira, recheado com o queijo de ovelha da serra portuguesa. A B.lem Portuguese Bakery comercializa pães artesanais como antigamente. Há opções com azeitonas, multigrãos e Alentejano.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A matriz da B.lem Portuguese Bakery está localizada na Rua Afonso Braz, 400, na Vila Nova Conceição. Há filiais no Shopping Vila Olímpia (Rua Olimpíadas, 360) e em Pinheiros (Rua Prof. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 187). Todas na cidade de São Paulo. Há produtos disponíveis para encomendas e versões mini para festas e eventos. A casa oferece serviço de delivery, com funcionamento de segunda à sábado das 11h30 às 19h e aos domingos das 11h30 às 18h. Em breve, a B.lem lançará a versão congelada dos pastéis de nata. Para mais informações, acesse o site oficial da confeitaria.