Bélgica e Estados Unidos se misturam nas criativas receitas do Bruxie

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Um pedaço da Bélgica encanta o público no meio da excitante e barulhenta Las Vegas, nos Estados Unidos. A lanchonete Bruxie se diferencia dos demais restaurantes da área por oferecer sanduíches feitos com o autêntico waffle belga no lugar do pão. A massa se diferencia pela consistência leve e crocante. É criada com uma pitada de sal, permitindo que os recheios sejam tanto doces como salgados, se adaptando às diversas refeições do dia, como café da manhã, lanche da tarde ou sobremesa. A matriz do Bruxie se localiza na cidade de Orange. Desde 2010, ganhou cinco filiais na Califórnia e o restaurante de Las Vegas, único fora do estado.

A principal preocupação do Bruxie é a alimentação saudável. A ideia dos fundadores, Dean Simon e Kelly Mullarney, foi transformar o waffle consumido usualmente pela manhã, em um alimento para toda hora, já que a massa possui apenas 250 calorias, bem menos do que os pães utilizados normalmente. Os ingredientes são trazidos de diversos lugares dos Estados Unidos, como as batatas de Idaho; o Frozen Custard, uma espécie de sorvete feito com ovos, de Winsconsin; e o famoso xarope de panquecas, 100% natural, trazido de Vermont. A preocupação em buscar os melhores produtos é a prova da qualidade oferecida nas receitas do restaurante.

No cardápio, diversos pratos chamam a atenção do consumidor como o The Original Fried Chicken & Waffle (sanduíche recheado com o famoso frango frito americano, temperado com um molho doce de mel e pimenta); o Buffalo Bleu Fried Chicken (frango com vegetais e queijo); e o Carolina BBQ Pulled Pork (carne de porco temperada com molho barbecue e exclusive molho de queijos). Para as entradas, opte pelo combo Crispy Chicken Tenders & Fries (pedaços de frango empanados e batatas fritas) ou pelo Fried Chicken & Waffle Skillet (pedaços de frango com uma porção de batatas em formato de waffle).

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Há inúmeras opções de refeições vegetarianas e sem glúten. O Cheesy Bruxie, por exemplo, é um sanduíche apenas de queijos, mas você pode adicionar ingredientes como abacate, tomate, vinagrete e cogumelos. Como entrada, a pedida ideal são os Irish Nachos (em versão especial sem bacon para vegetarianos). Além disso, saladas e entradas estão disponíveis seguindo as mesmas especificações. O menu oferece pratos especiais para café da manhã, para crianças e apenas para sobremesa. Apesar da grande maioria dos produtos serem fritos, há um cuidado especial com o óleo natural utilizado no preparo.

O refrigerante vendido nas lojas é produzido pela própria marca, que desenvolveu uma maneira menos agressiva à saúde de suprir a necessidade do cliente que procura pela popular bebida. São feitos artesanalmente da maneira antiga, pois usam cana de açúcar, o que permite que as bebidas sejam mais saudáveis dos que as marcas consumidas usualmente. Não há alta concentração de açúcar em nenhum deles e as sodas são livres de cafeína.

Há uma preocupação especial com a sustentabilidade, atividade que tem se tornado comum nos restaurantes americanos. Os copos de plástico e as embalagens de papelão tem como destino um específico sistema de reciclagem. As sacolas dos produtos para viagem são de papel, já que o produto é mais facilmente reciclado do que o plástico utilizado usualmente pela maioria das empresas.

Em 1999, durante uma viagem pela Bélgica, Dean ficou fascinado pelos waffles feitos em casa. Por volta de sete anos depois, criou uma receita artesanal baseada na comida. Em uma visita à Ásia, Kelly teve a ideia de combinar a massa desenvolvida por Dean Simon aos sabores únicos e característicos que experimentava. A variedade de gostos e sabores deram o impulso para que a dupla abrisse o primeiro restaurante. A criatividade de ambos ultrapassa os limites do cardápio. Nas paredes descascadas, com tijolos à mostra, a decoração é feita com dezenas de panelas de waffles e com pontinhos nas cores da bandeira belga: preto, amarelo e vermelho.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O Bruxie se localiza no The Park (3782 S. Las Vegas Blvd., Las Vegas, NV), um novo espaço entre os hotéis New York, New York e Monte Carlo. O caminho é a principal via para a T-Mobile Arena, mais recente casa de espetáculos de Las Vegas. Funciona de domingo a quarta-feira das 9h às 23h e de quinta à sábado até meia noite. Não abre às segundas-feiras. O restaurante não aceita reservas, mas possui um serviço chamado “The Bruxie Truck”, uma versão móvel da lanchonete que se adapta ao evento do cliente. O atendimento é feito apenas nas áreas de Los Angeles e Orange County e pode ser reservado online. Como o serviço é exclusivo, as datas e horários esgotam rapidamente e por um longo período. Informações sobre locais, horários e demais serviços, através do site oficial do Bruxie.