Blue Man Group comemora 25 anos e mais de 35 milhões de espectadores

(Foto: Lindsey Best)

(Foto: Lindsey Best)

Em meados da década de 80, um grupo de amigos se reunia em espaços públicos de Nova York para discutir a competitividade entre as pessoas e propagar a importância do coletivo. Em 1988, um evento performático da companhia foi transmitido pela MTV. Era a primeira vez que apareciam artistas caracterizados como seres carecas e azuis. Chris Wink, Matt Goldman e Phil Stanton, membros remanescentes da turma, formaram o Blue Man Group.

Oficialmente, o grupo se apresenta desde 1991. Em 25 anos, estima-se que mais de 35 milhões de pessoas tenham assistido ao espetáculo pelo mundo. Além de Las Vegas – cidade onde o Setor VIP conferiu a apresentação com exclusividade -, o show é fixo em Boston, Chicago, Nova York e Orlando. Na Europa, o Blue Man Group está em Berlim. Entre agosto de 2016 e abril de 2017, o espetáculo passará pela China, pelas Filipinas e pela África do Sul.

Com a quantidade de shows residentes e itinerantes, os fundadores buscaram artistas para cumprir o cronograma de apresentações pelo mundo. Com o mesmo tipo físico dos originais, homens e mulheres de diversas nacionalidades se apresentam pintados de azul e envolvidos em uma espécie de máscara de látex, que mantém as identidades protegidas. O posicionamento auxilia no misterioso, mas envolvente universo do Blue Man Group.

O show reúne esquetes cômicas e música, com ênfase na percussão. O lema dos anos 80 continua presente, e em muitos números há a participação do público, além de não haver falas, fazendo com que a mensagem alcance qualquer pessoa. A plateia, aliás, colabora com praticamente todo o espetáculo. O cenário é formado por telões de alta definição e por diversas estruturas de ferro, onde ficam dispostos os músicos responsáveis pela trilha sonora executada ao vivo. Não há um número sequer que faça o público desviar a atenção do palco. Todas as cenas são vibrantes, com destaque para o número da teia de aranha e para o momento que os artistas vestem um figurino formado por lâmpadas. As tradicionais cenas com os canos e que misturam as batidas dos tambores com tintas, não ficam de fora!

>> Madame Tussauds carrega mais de 200 anos de história

>> Luxo e tragédia marcam “Titanic: The Artifact Exhibition”

(Foto: Lindsey Best)

(Foto: Lindsey Best)

Em Las Vegas, o Blue Man Group se apresenta no Blue Man Theater, localizado no Luxor Hotel & Casino (3900 Las Vegas Blvd.), com apresentações todos os dias às 19h e às 21h30. Os ingressos custam de US$ 85,71 a US$ 188,40 (mais taxas) e podem ser comprados através do site oficial da companhia. Há pausas esporádicas, consulte o cronograma de apresentações. Ofertas especiais são oferecidas em conjunto com entradas do museu Madame Tussauds e das exposições Bodies e Titanic. Há ainda a possibilidade de adquirir ingressos para assentos especiais (que acompanham capas de chuva para se proteger das tintas!) e para um passeio pelos bastidores do espetáculo chamado “Behind the Blue Experience”. O Blue Man Group é muito mais que um show, é uma experiência multimídia inesquecível.