Com Dev Patel e Nicole Kidman, “Lion” emociona com história verídica

(Foto: Divulgação)

POR SE TRATAR DE UMA HISTÓRIA VERÍDICA, O TEXTO PODE CONTER SPOILERS.

Um dos filmes mais impactantes da atualidade, “Lion – Uma Jornada Para Casa” (2016), chega às lojas em DVD e Blu-Ray. Primeira produção dirigida por Garth Davis, o longa-metragem lotou as salas de cinema de todo o mundo, lucrando mais de dez vezes o valor do orçamento da produção, ou seja, cerca de US$130 milhões.

Estrelado por Dev Patel e com participação de Nicole Kidman e David Wenham, “Lion” conquistou seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante para Patel e Melhor Atriz Coadjuvante para Kidman. Além disso, concorreu a quatro Globo de Ouro e a cinco BAFTA, conquistando Melhor Ator Coadjuvante para Patel e Melhor Roteiro Adaptado. A história é baseada no livro não-ficção “A Long Way Home” (2013), escrito por Saroo Brierley (personagem de Dev Patel) em parceria com Larry Buttrose.

O ator britânico Dev Patel ficou mundialmente conhecido após protagonizar o longa-metragem “Quem Quer Ser Um Milionário?” (2008). A produção concorreu a dez prêmios Oscar, levando para casa oito, incluindo o troféu de Melhor Filme. Em “Lion”, Patel interpreta Saroo, uma criança que aos cinco anos se perde de sua família na Índia.

(Foto: Divulgação)

Em 1986, Saroo (na primeira fase interpretado por Sunny Pawar) acompanha Guddu (Abhishek Bharate) em busca de emprego. Enquanto o irmão mais velho se reúne com os trabalhadores, o pequeno adormece à espera de seu retorno em uma estação de trem. Ao acordar e se ver sozinho, Saroo entra em um dos vagões que acredita levá-lo de volta para casa. Há mais de 1.600km de sua cidade natal e sem conseguir se comunicar – Saroo fala Hindú e o trem o leva para uma região onde a língua é o Bengali -, o garoto vaga perdido pela Índia durante meses, até que acaba em um orfanato. Um ano após se perder de sua família, Saroo é adotado pelos australianos Sue (Nicole Kidman) e John Brierley (David Wenham). Vinte anos depois, encorajado por sua namorada Lucy (Rooney Mara), Saroo (interpretado na segunda fase por Dev Patel) decide buscar por sua família, mesmo que não tenha nenhuma lembrança concreta sobre sua origem.

>> Grandes musicais são homenageados no espetacular “La La Land”

>> Vencedor do Oscar de Melhor Filme, “Moonlight” se destaca pela qualidade do elenco

(Foto: Divulgação)

Além da impecável interpretação de Dev Patel e das cenas carregadas de emoção de Nicole Kidman, Sunny Pawar é um dos grandes acertos do espetacular longa-metragem. Extremamente expressivo, o intérprete de Saroo na primeira etapa de “Lion” conquista o público e facilita o trabalho de Patel que, ao interpretar o personagem crescido e consciente de seu drama familiar, tem a torcida do espectador principalmente pelo sofrimento tão real passado por Pawar durante a infância do personagem.

O longa-metragem começou a ser filmado em Kolkata, na Índia, no início de 2015. Em abril, as gravações passaram para Melbourne, na Austrália, e seguiram para Hobart, capital do estado da Tasmânia. Ambos australianos, Nicole Kidman e David Wenham gravaram praticamente todas as cenas no país. Além de uma emocionante história e de belas interpretações, “Lion” acrescenta à narrativa a rica tradição indiana, mostrada através de paisagens, comidas e roupas típicas, diferentes línguas e diversas cerimônias religiosas.

(Foto: Divulgação)

Saroo nasceu Sheru Munshi Khan e não se lembrava de seu nome real por ter se perdido de sua família muito novo. Seu nome foi escolhido por significar “leão”, em inglês, “lion”. No final do filme, imagens reais da vida de Saroo, de seus pais adotivos e do lugar onde nasceu na Índia são mostradas para o público, seguidas de uma mensagem que chama atenção para as mais de 80 mil crianças que desaparecem por ano na Índia. Mesmo após o final da divulgação do filme, “Lion” continua o trabalho com organizações que dão suporte às crianças da Índia e do mundo, e encorajam as pessoas a participarem desse movimento. Para mais informações, acesse o site oficial de “Lion” (em inglês).

error: