Em São Paulo, Reynaldo Gianecchini e Ricardo Tozzi estreiam “Os Guardas do Taj”

(Foto: João Caldas)

A partir de janeiro, Reynaldo Gianecchini e Ricardo Tozzi subirão ao palco do Teatro Raul Cortez, em São Paulo, para a estreia nacional do espetáculo “Os Guardas do Taj”. Os atores desembarcam na capital paulista após uma bem-sucedida temporada em Portugal, que contou com apresentações em cidades como Braga, Póvoa do Varzim, Vila Nova de Famalicão e Lisboa.

Com texto assinado pelo americano Rajiv Joseph, a peça conta a história de Babur (Tozzi) e Humayun (Gianecchini), amigos de infância que trabalham como seguranças durante a construção do Taj Mahal. Conforme o palácio conquista sua forma, os companheiros revelam seus principais sonhos e discutem os rumos que suas vidas deverão seguir, baseados em questões políticas e humanitárias. Em determinado momento, os amigos percebem que a diferença de pensamentos poderá mudar completamente o futuro de ambos e de toda a sociedade. Embora o espetáculo se desenrole em 1648, o texto propõe discussões extremamente pertinentes aos dias atuais.

(Foto: João Caldas)

A dupla permanece em cena durante todo o espetáculo, com exceção de poucos segundos para pequenas apresentações solo ou rápidas trocas de figurino. Talentosos, ambos os atores se mostram esforçados ao interpretar papéis diferentes de tudo que vivenciaram anteriormente em suas carreiras. A densidade dramática colabora para um trabalho ainda mais profundo dos astros.

Com direção de Rafael Primot (responsável pela tradução e pela adaptação do texto) em parceria com João Fonseca, “Os Guardas do Taj” conta com o belíssimo figurino de Fabio Namatame; a iluminação criativa, mas nem sempre bem aproveitada de Dani Sanchez, e a cenografia inédita assinada por Marco Lima. O cenário utilizado nas apresentações portuguesas não veio ao Brasil, enquanto a ideia original precisou ser adaptada para um palco maior do que os construídos nos teatros de Portugal. Dividido em cinco cenas, “Os Guardas do Taj” reserva uma surpresa criada por Marco Lima em parceria com o Estúdio Bijari, pouco antes do fim.

(Foto: João Caldas)

“Os Guardas do Taj” estreia no Teatro Raul Cortez (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista), em São Paulo, sextas (21h), sábados (21h) e domingos (18h). As entradas custam de R$30 (meia) a R$80 (inteira) e podem ser encontradas através do site oficial Compre Ingressos. “Os Guardas do Taj” é um drama indicado para maiores de 12 anos e tem duração de 75 minutos. A temporada estreia em 13 de janeiro e fica em cartaz até 25 de março. Estrela1 Estrela1 Estrela1