Inspirado em best-seller, “Quatro Vidas de um Cachorro” chega aos cinemas do Brasil

Em cartaz nas principais salas de cinema do mundo – incluindo o Brasil -, “Quatro Vidas de um Cachorro” (2017) conta a história de um cão que morre e reencarna diversas vezes na Terra. Apesar das inúmeras aventuras que vive, o animal não desiste de encontrar Ethan Montgomery, seu primeiro dono e um de seus melhores amigos. Dirigido por Lasse Hallström, “Quatro Vidas de um Cachorro” conta com participação de Dennis Quaid (intérprete do personagem Ethan na fase adulta) e dublagem de Josh Gad. Responsável pela voz do personagem Olaf em “Frozen” (2013), o artista empresta sua voz para o cão em todas as vidas retratadas durante o filme.

Apesar do rendimento de mais de US$44 milhões em menos de um mês, o retorno do longa-metragem tem sido abaixo do esperado. Em 18 de janeiro de 2017, um vídeo com os bastidores das filmagens foi divulgado em um canal de televisão americano. Na ocasião, um cachorro teria sido forçado à entrar em águas turbulentas para a gravação de uma cena de ação. O fato dividiu crítica e público e “Quatro Vidas de um Cachorro” chegou a sofrer boicote por parte dos defensores dos animais. Estúdio e atores defenderam a produção afirmando que o vídeo havia sido editado e que em nenhum momento os animais foram maltratados.

“Quatro Vidas de um Cachorro” é baseado no best-seller “A Dog’s Purpose” (2010) de W. Bruce Cameron. Embora os fatos não tenham sido comprovados e todos os profissionais envolvidos tenham se colocado contra os abusos em relação aos animais, há outras formas de conhecer a história sem precisar se deslocar ao cinema mais próximo. Lançado pela Harper Collins, a edição em português de um dos livros mais procurados nos últimos anos, pode ser encontrada nas livrarias de todo o país. “Quatro Vidas de um Cachorro” esteve por 49 semanas consecutivas na lista de mais lidos do New York Times.

(Foto: Divulgação)