Katy Perry bate recorde de público da “Witness: The Tour” em São Paulo

(Foto: Filipe Vicente / Setor VIP)

Os admiradores brasileiros nunca decepcionam Katy Perry. Principalmente, os paulistas. No último sábado (17), a cantora apresentou a “Witness: The Tour” para uma multidão no Allianz Parque em São Paulo. Com quatro turnês mundiais no currículo, a artista norte-americana bate recordes de público sempre que se apresenta na capital, que ocupa a primeira posição na lista dos maiores shows da história da cantora em três: “California Dreams Tour” (26 mil pessoas em 2011); “Prismatic World Tour” (35 mil pessoas em 2015); e “Witness: The Tour” (40 mil pessoas em 2017). Intitulada “Hello Katy Tour”, a primeira turnê de Katy Perry não passou pela América Latina.

Com repertório baseado no recente disco “Witness” (2017), a turnê teve início em setembro do ano passado e arrecadou mais de US$28 milhões somente em 2017. Estima-se que cerca de 500 mil pessoas tenham assistido aos mais de 50 shows da primeira parte da “Witness: The Tour”, que inclui apenas as apresentações nos Estados Unidos e Canadá até fevereiro de 2018.

(Foto: Filipe Vicente / Setor VIP)

O curioso palco em forma de olho se acende e observa o público durante os longos minutos que preenchem o espaço entre o show de abertura e o espetáculo principal. Usando uma roupa dourada ao invés da tradicional vermelha, Katy Perry sobe ao palco ao som de “Witness”. Após um trecho da canção, a artista interpreta “Roulette”. “Essa é uma das músicas favoritas de vocês!”, afirma certeira antes da marcante “Dark Horse”. Em “Chained to the Rhythm”, a cantora solta pela primeira vez uma referência aos memes que permeiam sua interação com os fãs e que transformam o show, junto às palavras em português, em um espetáculo de carisma.

Usando uma desinteressante espécie de terno xadrez, Katy Perry retorna ao palco para uma das sequências musicais mais espetaculares vistas em shows de música pop. “Teenage Dream” antecede “Hot ‘N Cold”, momento em que a artista revela um top que exibe a letra da canção conforme sua execução. “Quente e frio!”, diz em português para delírio da plateia. Acompanhada por flamingos gigantes, a cantora se diverte (e até vira uma estrela!) enquanto interpreta um trecho de “Last Friday Night (T.G.I.F.)”. Durante a deliciosa “California Gurls”, as dançarinas vestem roupas que imitam “paper dolls”* lembrando figurinos icônicos de Katy Perry.

*”Paper dolls” são bonecas de papel bastante populares nos Estados Unidos. As figuras são acompanhadas de cartelas com inúmeras peças de roupa, possibilitando que a criança vista a boneca de diversas formas.

Ao longo do tradicional momento em que a cantora convida um admirador ao palco, Katy Perry é avisada que o público pede a saída do presidente de seu cargo. Tentando impedir que a manifestação tome proporções maiores, a artista pede silêncio e discursa em ambas as línguas (um tradutor sopra as palavras em português em seu fone quando solicitado) sobre a importância da mudança e do amor. “A primeira coisa que vocês devem fazer é olhar para si mesmos. A mudança começa em vocês!”, encerra antes de pegar um sutiã jogado no palco. “É realmente a hora de ‘I Kissed a Girl'”, brinca antes de entoar seu primeiro sucesso.

(Foto: Filipe Vicente / Setor VIP)

Para as recentes “Déjà Vu” e “Tsunami”, Katy Perry sobe ao palco usando uma roupa preta e branca extremamente chamativa. O chapéu possui um sistema de iluminação individual para que a sombra não cubra o rosto da cantora. A norte-americana se diverte com um dos bailarinos, que brinca de pole dance nas enormes rosas que fazem parte do cenário do bloco. “E.T.” anima o público que também vibra com a apresentação de “Bon Appétit”, número que conta com um trecho de “What Have You Done For Me Lately”, de Janet Jackson. A cantora sai do palco após ser “temperada” por seus dançarinos e devorada por uma planta carnívora.

Vestindo uma roupa prateada e segurando seu violão, a cantora agradece o público pela presença e relembra que o show de São Paulo é o maior da turnê “Witness”. “O Brasil é muito, muito, muito importante para mim. Amo vocês!”, se declara antes de “Wide Awake”. Pela primeira vez na América Latina e pouquíssimas vezes executadas durante a “Witness: The Tour”, “Uncondicionally” é a escolha de Katy Perry para homenagear o público. A canção substitui “Thinking of You”, música que faz parte do repertório oficial da turnê. Com gigantescas asas e apoiada por uma iluminação marcante, a artista encerra o bloco interpretando a recente “Power”.

(Foto: Filipe Vicente / Setor VIP)

Segunda melhor sequência do show, o último bloco do espetáculo presenteia a plateia com canções cheias de energia e com uma sinceramente satisfeita Katy Perry. “Part of Me” mostra que a cantora e o público tem energia de sobra para muito mais. Na sequência, um dos momentos mais esperados da noite: “Swish Swish”, primeiro single de “Witness”, traz a participação de Gretchen. Ovacionada pelo público, a artista contagia o estádio com sua alegria e com uma apresentação encantadora, que pode ser resumida como o momento mais marcante de sua carreira. “Roar” encerra o bloco com um coro ensurdecedor e citação de “Hard Knock Life”, de Jay-Z.

Uma gigantesca mão se abre próxima ao público. Katy Perry surge usando um vestido longo com pedras coloridas. O primeiro trecho de “Firework” é cantado lentamente. No ápice da canção, efeitos especiais como fogos e uma chuva de estrelas se misturam à vontade da artista pular junto com o público. Segurando o vestido para se movimentar com mais liberdade, a cantora não controla o sorriso. A artista se despede da plateia que a vê sumir enquanto a mão se fecha. Os shows da “Witness: The Tour” tem duração de cerca de duas horas. O talento, a dedicação, o carisma e o amor de Katy Perry pelo público faz o espetáculo passar em um piscar de olhos.

(Foto: Filipe Vicente / Setor VIP)

A “Witness: The Tour” tem shows programados na Ásia, Europa, África e Oceania até agosto de 2018, além de passagens pontuais pelo México (Cidade do México, Monterrey e Guadalajara) e pelos Estados Unidos (um show beneficente com ingressos esgotados em sua cidade natal, Santa Barbara). Para informações sobre datas e ingressos, acesse o site oficial de Katy Perry.