De Robert Indiana, LOVE se transformou em símbolo de paz e esperança

(Foto: Reprodução)

Quem passa pela 6ª Avenida, em Nova York, não deixa de notar uma estátua de quase quatro metros de altura, que se destaca por sua cor viva em meio aos grandes e cinzentos arranha-céus. A escultura LOVE do artista plástico Robert Indiana, é o segundo ponto turístico mais fotografado da cidade, perdendo apenas para a Estátua da Liberdade. Inspirado em um cartão de natal feito para o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa) em 1965, o monumento foi confeccionado em 1970 e instalado na cidade um ano depois, durante a Guerra do Vietnã. A escultura virou símbolo de paz e esperança para os americanos. “Algumas pessoas gostam de pintar árvores, eu gosto de pintar o amor”, disse em certa ocasião sobre o trabalho.

(Foto: Reprodução)

Nascido em Indiana – por isso o sobrenome artístico -, Robert Clark é uma das grandes referências da arte pop americana das décadas de 60 e 70. Versões de seu principal trabalho estão espalhadas por diversos lugares dos Estados Unidos e do mundo, como na Espanha e no Japão. Em Israel, há uma versão em hebraico. A arte de Robert Indiana foi inspiração para milhares dos mais diversos produtos, de coleções de grandes grifes à capas de discos, como das bandas Rage Against the Machine e Oasis. Em 1963, o serviço postal americano criou o selo inspirado em LOVE, uma das mais conhecidas homenagens ao artista no planeta.

(Foto: Reprodução)

Ficou interessado em conhecer mais sobre a obra do artista? Para se aprofundar sobre o trabalho e a vida do norte-americano, acesse o site oficial de Robert Indiana. Em inglês.