Lucero: “Faço o que amo e sem meus fãs nada seria possível”

Setor-VIP-Cantora-mexicana-Lucero-divulga-EP-em-portugues-Dona-Desse-Amor

Não é tarefa fácil descrever a carreira de Lucero. Aos 46 anos, a mexicana é considerada uma das mais bem sucedidas artistas do planeta. La Novia de América, como é conhecida em muitos países, principalmente no México, iniciou sua carreira aos dez anos como apresentadora do infantil “Alegrías de Mediodía” (1980). Sua primeira experiência como atriz foi a novela “Chispita” (1982), reprisada no Brasil oito vezes. “Uau!”, exclama ao relembrar seus trabalhos anteriores. “Aprendi a ter respeito por um trabalho tão lindo como é atuar, cantar e apresentar”, conta durante um rápido bate-papo, exclusivo para o Setor VIP. “Adorava atuar e cantar quando era uma menina, para mim era uma brincadeira. Estava brincando o tempo todo, mas aprendi a ter responsabilidade. Tive muito trabalho e precisei de perseverança e muita dedicação, é por isso que minha carreira é longa e bonita. Respeito minha carreira, respeito meu trabalho, o público, minha família… mantenho um equilíbrio bonito, faço o que amo e tenho o carinho das pessoas, que é maravilhoso. Sem elas, nada seria possível”, explica com sincera gratidão.

Em 1983, Lucero apareceu nas telas de cinema pela primeira vez com o longa-metragem “Coqueta” e, mais tarde, estreou no teatro com a peça “Don Juan Tenorio” (1986). No currículo estão mais de dez novelas, quase dez filmes e, acredite, mais de 60 discos, incluindo álbuns de estúdio, gravações ao vivo, trilhas-sonora e compilações. São quase 70 músicas de trabalho e mais de 50 ganharam clipes. Em 35 anos de carreira – completados em 2015 -, Lucero ultrapassou a marca de 27 milhões de discos vendidos. Número referente “apenas” aos 25 trabalhos oficiais. “Cada gravação é uma parte de mim”, observa. “Às vezes sinto que uma música especial para mim poderia ter tido um destaque maior, mas me sinto muito, muito sortuda, porque quase todas as coisas que gravo, que canto, que faço, que atuo, tem muita importância”, resume com os olhos brilhando. “Me sinto agradecida por meus fãs, por meu público, porque tudo o que faço é bem recebido. Me sinto muito agradecida com eles e com a vida, por poder fazer o que amo de uma maneira tão linda”, agradece sem deixar de citar novamente o amor pela carreira e pelo público.

No Brasil após quase 20 anos, a artista – que pode ser vista todas as tardes na novela “A Dona” no SBT – aproveita a ocasião para divulgar o EP “Dona Desse Amor”, lançado pela Universal Music. O disco possui versões em português de quatro canções presentes em seus álbuns “Indispensable” (2010) e “En Concierto” (2013). “Espero que o público goste, pois é um trabalho muito importante para mim”, diz. “Agora música é algo diferente, não é possível vender tantos CDs físicos como antes, mas acho as plataformas digitais algo muito bom. Em um segundo temos uma música nas mãos, não temos mais que pegar o carro e e ir comprá-la. Basta…”, finge digitar algo no celular. “Isso para mim é lindíssimo, por isso quero seguir gravando músicas em espanhol, em português… seguir cantando. Para mim a vida é música, não poderia viver sem música. Nunca”, conclui antes de afirmar que nenhum percalço a fez pensar em abandonar a carreira. “Nem tudo é perfeito, mas quando surgia alguma coisa que eu não gostava, eu deixava para lá e seguia adiante, sempre positiva, sempre focada, sempre buscando novos horizontes, novas coisas para fazer, para seguir crescendo. Sempre procuro um objetivo novo quando estou trabalhando e nunca penso em como estou cansada, por exemplo. Não gosto disso, não. Para mim é sempre…” e abre um sorriso feliz, comprovando sua veia artística.

Se plataformas digitais recebem suas canções hoje em dia, nos anos 80 a diferença era gritante, principalmente se tratando do contato com o público. “Uso muito as redes sociais, como Twitter e Facebook. É uma forma de ficar próxima às pessoas. Leio os recados e acho muito útil para divulgar os trabalhos, mas não é fácil. Muitas pessoas não sabem como usar as redes sociais, há muita negatividade”, relata com seriedade. “Não gosto dessa parte, mas tento ver pelo lado positivo, é lindo poder me comunicar com o público e ter mais proximidade com os fãs. Apesar das coisas que não gostamos tanto, é melhor agora”, conta antes de afirmar que o retorno imediato sobre seu trabalho a fez interessar-se em aprender um pouco mais sobre as ferramentas. “Tenho mais de 4 milhões de seguidores no Twitter”, orgulha-se. “É uma família muito grande!”, diz aos risos. “Estou atenta às novidades porque sou eu que respondo tudo, não tenho uma pessoa da equipe que cuida disso, faço pessoalmente e é muito trabalho”, conta ainda aos risos sobre a loucura que é receber um volume incontável de mensagens.

Com os cabelos naturalmente ondulados, vestindo uma jaqueta de couro roxa, uma calça legging preta e uma bota com franjas da mesma cor, Lucero se esforça para falar português. Com uma graça incomum, a artista não tira o sorriso do rosto em momento algum, mesmo longe de qualquer câmera. Dona de centenas dos mais importantes prêmios em todos os segmentos de sua carreira, incluindo um Emmy por sua atuação na novela “Alborada” (2005), um Billboard Music Award como Melhor Cantora por “Cerca de Ti” (1999) e uma Palma de Oro, prêmio honorário por seus primeiros 20 anos de carreira (1999), a artista é certa ao defender sua obra. “Prêmios não mudam minha opinião sobre meus discos. Adoro cada CD, cada trabalho, mas se tivesse que escolher algum, a música mexicana que canto com Mariachi* é tão linda, é parte de mim, de meu coração, das minhas tradições… então os CDs que gravei com Mariachi tem algo especial”, conta a cantora que possui um carinho especial pela música brasileira. Fã de artistas como Gal Costa e Chico Buarque, Lucero gravou versões de canções populares como “Mi Talismán” (“Talismã”, Leandro e Leonardo), “Soledad” (“Solidão”, Sandra de Sá), “Ni Un Roce” (“Nem Um Toque”, Rosana) e “Evidencias” (“Evidências”, de Chitãozinho e Xororó).

*Gênero musical tradicional no México.

A passagem da artista pelo Brasil incluiu sua apresentação no Teleton e a participação em outros programas do SBT. “Vou gravar o programa ‘The Noite’ com o Danilo Gentili. É super engraçado, né?”, conta ansiosa enquanto a equipe da emissora aguarda no hall do hotel. “Estive no ‘Domingo Legal’ e foi tão bom! Celso Portiolli é tão doce”, elogia. Lucero tem um longo histórico com o evento beneficente. Apresentou-se na versão mexicana por 10 anos, além dos programas dos Estados Unidos (2012 e 2013) e de El Salvador (2014). Sua experiência estende-se a outros grandes eventos como a apresentação do Grammy Latino por cinco anos e a participação como jurada na primeira temporada da versão do programa “The Voice”, “La Voz… Mexico”. “Eu amo o México. Adoro o Mar de Cortez (Golfo da Califórnia), onde há praias divinas, fauna e flora maravilhosas, águas claras de cor muito bonita, areia branca… Gosto da comida mexicana também, temos uma variedade muito grande assim como no Brasil. Tudo é saboroso. Gosto das praias, da comida, das pessoas… e sim, gosto mais de praia que de montanhas, campos, florestas…”, diz antes de se embaralhar pela primeira vez com alguma palavra e soltar “florestas” em inglês da forma mais doce possível.

Antes de se despedir, Lucero conta que apesar de uma carreira extensa e bem sucedida, ainda tem muitos planos para o futuro. “Sempre, sempre, sempre sonho e sempre estou com ideias novas. Eu poderia dizer que não quero mais, que estou cansada, que quero descansar, mas quero continuar!”, afirma decidida. “É certo que agora não trabalho tanto quanto trabalhava quando era mais jovem, descanso um pouquinho mais, não faço 20 shows por mês, então estou um pouquinho mais tranquila”, conta antes de deixar um suspense no ar. “Gosto de viajar e de bolar projetos. Quero fazer uma turnê pela América Latina para visitar cidades e países que eu não visito há muito tempo. Os fãs estão emocionados porque querem me ver e eu os quero ver também, ficar perto, abraçá-los, abraçar com minha música. Quero voltar ao Brasil, então acho que em breve estarei outra vez por aqui e vai ser maravilhoso!”, finaliza.

Setor-VIP-Cantora-mexicana-Lucero-divulga-EP-em-portugues-Dona-Desse-Amor