Marília Gabriela protagoniza continuação de “Casa de Bonecas”

(Foto: João Caldas)

ATENÇÃO! Há spoilers sobre a história original.

Escrita pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828-1906), a peça “Casa de Bonecas” estreou no Teatro Real Dinamarquês, em Copenhague, em 1879. O texto revolucionário se tornou um dos principais trabalhos do autor, sendo responsável por sua popularização principalmente na Europa. Dezenas de adaptações passaram pelos palcos brasileiros nos últimos anos, com destaque para a turnê protagonizada por Tônia Carrero (1922-2018), em 1971; e para a montagem com Ana Paula Arósio, apresentada entre 2001 e 2002.

Em 2017, a continuação do espetáculo estreou na Broadway, em Nova York, conquistando enorme visibilidade e inúmeras indicações aos mais conceituados prêmios do teatro americano, incluindo o Tony de Melhor Peça. Escrita pelo norte-americano Lucas Hnath, “Casa de Bonecas – Parte 2” chega ao Brasil protagonizado por Marília Gabriela. Livremente inspirada na história original, a sequência mostra o retorno da personagem Nora à sua antiga casa, 15 anos após abandonar marido e filhos, final do espetáculo “Casa de Bonecas”.

(Foto: João Caldas)

Nora Helmer (Marília Gabriela) é uma escritora de sucesso que está sendo chantageada por um juiz. Popular por defender causas feministas em seus livros, a autora não pode viver a vida de maneira independente sendo uma mulher casada. Para convencer seu marido, o bancário Torvald (Luciano Chirolli), a conceder o divórcio, Nora precisará do auxílio da babá Anne Marie (Eliana Guttman) e da intervenção de sua filha mais nova Emmy (Clarissa Kiste). A história se passa por volta de 1894, mas o texto poderia infelizmente se passar atualmente.

Construído por frases impactantes que provocam opositores aos direitos da mulher, “Casa de Bonecas – Parte 2” ressalta o talento de Marília Gabriela que, embora rodeada por ótimos artistas em cena, intensifica a força do texto com sua impecável atuação. A produção merece pontos extras pelo impecável figurino coordenado por Theodoro Cochrane com auxílio de Thereza Macedo, Calu Barbosa e Vini Martini, e confeccionado por Judite de Lima; e pelas belíssimas perucas utilizadas pelo elenco feminino, assinadas por Feliciano San Roman.

>> Eva Wilma divide o palco com Suely Franco em “Quarta-Feira, sem Falta, Lá em Casa”

>> Rodrigo Lombardi e Sergio Mamberti atuam em clássico de Arthur Miller

(Foto: João Caldas)

“Casa de Bonecas – Parte 2” está em cartaz no TUCARENA (Rua Monte Alegre, 1.024 – Perdizes, entrada pela Rua Bartira), em São Paulo, às sextas (21h), sábados (20h) e domingos (18h). As entradas custam de R$40,00 (meia) a R$80,00 (inteira) e podem ser encontradas através do site oficial do Ingresso Rápido. “Casa de Bonecas – Parte 2” tem classificação indicativa para maiores de 14 anos e duração de 100 minutos. Até 02 de dezembro. Estrela1 Estrela1 Estrela1