O espetacular Shakespeare’s Globe Theatre em Londres

Globe_Theatre_London

Em 1576, o ator James Burbage inaugurou o primeiro teatro de Londres, The Theatre. Depois de 22 anos de funcionamento, o espaço teve sua licença cassada. Após sua demolição em 1598, Peter Streete resolveu construir o Globe Theatre para suprir a necessidade de um teatro nos moldes do primeiro. Conhecido como “The Globe”, a casa que ficava em uma área chamada Bankside, próxima ao rio Tâmisa, foi construída em 1599. William Shakespeare (1564–1616) tornou-se um de seus sócios, transformando-o em arena para as apresentações de suas peças como “Hamlet” e “Rei Lear”. “The Globe” foi destruído em 29 de junho de 1613 por um incêndio, sendo reconstruído em 1614 e encerrado permanentemente em 1642, após a vitória dos puritanos liderados por Oliver Cromwell na Guerra Civil Inglesa (1642-1649).

IMG_1092

Em sua primeira visita a Londres em 1949, o ator e diretor americano Sam Wanamaker (1919-1993), teve a ideia de refazer o teatro e fundou a Shakespeare Globe Trust, um projeto dedicado a reconstrução do espaço, além da criação de um centro educacional e de exibição permanente das obras do autor inglês. Em junho de 1997, um moderno complexo foi inaugurado muito próximo ao local original e nomeado Shakespeare’s Globe Theatre (ou New Globe Theatre, como alguns preferem chamá-lo). Ninguém sabe exatamente como eram as características originais do teatro, porém alguns desenhos feitos por John Norden e Wenceslaus Hollar na época, deram algumas ideias do exterior da casa. Além disso, pesquisas arqueológicas descobriram as ruínas do teatro em 1989, possibilitando estudos da construção original.

O Shakespeare’s Globe Theatre em Londres, é mais que um teatro. Com dois andares e ao ar livre, a casa funciona como memória de um dos grandes marcos da arte inglesa, além de uma homenagem merecida ao inegavelmente talentoso William Shakespeare. Em funcionamento até hoje, o espaço seguiu a ideia original e apresenta uma programação rica em espetáculos do autor, cursos, palestras e visitas guiadas que contam um pouco dessa história fascinante. A fundação localiza-se na 21 New Globe Walk em Londres na Inglaterra. Ah, e não deixe de passar na loja do “New Globe”. É imperdível.

Inside-the-Globe-Theatre-Double-Barrelled-Travel