Os 10 melhores clipes de Michael Jackson

Michael-Jackson-no-clipe-de-Thriller (2)

Um dos mais criativos artistas do mundo, Michael Jackson (1958-2009) criou dezenas de clipes que entraram para a história e permanecem no imaginário do público até hoje. Oficialmente são dezenas de vídeos, caros e muito bem pensados. Extra-oficialmente, são centenas. Michael sofreu com a perseguição da imprensa e com seu perfeccionismo. Durante toda a sua carreira, o artista descartou vídeos, modificou, cortou cenas, lançou em versões curtas, longas, proibidas, remixadas…

De todas essas obras de arte que só o Rei do Pop sabia fazer, o Setor VIP selecionou 10 e conta algumas curiosidades sobre as produções para comemorar o aniversário do maior artista de todos os tempos.

10] “They Don’t Care About Us” (1995)

Não há como fazer uma lista dos clipes mais importantes de Michael Jackson sem destacar “They Don’t Care About Us”. A primeira versão do vídeo foi gravada no Brasil, com cenas no Pelourinho, em Salvador, e no Morro Santa Marta, no Rio de Janeiro. O governo brasileiro não facilitou a gravação, pois temia que a pobreza do país fosse escancarada para o mundo. Temendo a segurança do artista e percebendo a falta de controle da polícia com os traficantes, o diretor Spike Lee negociou o bem-estar de Michael com os próprios criminosos.

09] “The Way You Make Me Feel” (1987)

Apesar de relativamente simples, o clipe serviu de base para todas as apresentações da canção que Michael fez até o fim da vida. Em sua turnê “This Is It”, que não chegou a acontecer, não seria diferente. “The Way You Make Me Feel” era a única canção que o Rei do Pop se permitia mostrar um conquistador um pouco mais, digamos, mulherengo.

08] “Scream” (1995)

“Scream” está no “Guiness Book” como o clipe mais caro da história. Foram investidos mais de 7 milhões de dólares para que Michael Jackson se defendesse da imprensa mundial depois das acusações de pedofilia. A irmã Janet Jackson pediu para participar do vídeo como prova de acreditar na inocência do irmão.

07] “Heal The World” (1991)

Uma das canções mais famosas de Michael Jackson, “Heal The World” faz um apelo para que as pessoas prestem atenção ao mundo. A música foi o sexto single trabalhado do álbum “Dangerous”, ficou entre as 10 mais tocadas em quase 20 países e chegou ao topo em lugares como Itália, Reino Unido e Espanha.

06] “Man in the Mirror” (1988)

Apresentada ao público pela primeira vez em uma cerimônia do Grammy, “Man in the Mirror” também ganhou dois vídeo clipes. O primeiro, é uma versão estendida da canção durante uma apresentação ao vivo. O segundo, retrata importantes momentos e grandes personalidades da história, como Martin Luther King e John Lennon.

05] “Bad” (1987)

Originalmente o vídeo de “Bad” tem mais de 16 minutos. Dirigido por Martin Scorsese, o clipe também figura na lista dos mais caros do mundo: custou mais de 2 milhões de dólares. A canção inicialmente seria um dueto e teria a participação do cantor Prince, para brincar com a possível rivalidade que a imprensa dizia existir entre os artistas. O astro, no entanto, não aceitou gravá-la afirmando não ter gostado da letra…

04] “Black or White” (1991)

Com a participação de Macaulay Culkin, o clipe de “Black or White” foi lançado antes de Jackson expor que tinha vitiligo. No vídeo, o astro passa por vários lugares do mundo e entra em contato com diferentes raças, mostrando que não é a cor da pele que define o caráter do ser humano. Os quatro minutos finais foram cortados após a imprensa acusar Michael de influenciar o público ao mau comportamento. O cantor faz referência aos filmes “O Pecado Mora Ao Lado” e “Cantando na Chuva”.

03] “Beat It” (1982)

O premiado clipe de “Beat It” tornou-se um dos primeiros grandes sucessos da carreira solo de Michael Jackson. A canção, considerada um rock para a época, tem a participação de Eddie Van Halen, que interpreta um solo de guitarra considerado um dos melhores solos de todos os tempos. O vídeo tornou Jackson um ícone e fez com que ele utilizasse referências de “Beat It” diversas vezes em sua carreira. A jaqueta vermelha reaparece em “Thriller”, o cantor passou a dançar frente ao corpo de baile e as gangues se tornaram figuras carimbadas em seus clipes. Aliás, há mais de 80 integrantes reais de gangues no vídeo!

02] “Smooth Criminal” (1987)

Não há vídeo oficial da melhor versão de “Smooth Criminal” na internet. O clipe com mais de 10 minutos de duração é como a versão curta, porém em “tempo real”, sem o efeito de passagem do tempo. As cenas foram retiradas do filme “Moonwalker” (1988). Além do famoso passo de dança, o astro faz o clássico “The Lean”, movimento que inclina o corpo em 45° sem tirar os pés do chão.

01] “Thriller” (1984)

Marca registrada de Michael Jackson, “Thriller” conquistou um lugar que nenhum clipe no mundo irá conquistar. Atual até hoje, o curta metragem inspira artistas, coreógrafos e diretores e é uma das obras mais reproduzidas na história. Para se ter uma ideia, durante os primeiros meses de lançamento, a MTV passava o vídeo a cada 40 minutos. Primeiro lugar em praticamente todos os países, estima-se que o disco “Thriller” tenha vendido mais de 110 milhões de cópias no mundo sendo, de longe, o álbum mais vendido de todos os tempos.