Tribalistas: o comovente encontro de Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown

(Foto: Cíntia Carvalho / Setor VIP)

Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown se reuniram no último sábado (18) para a primeira apresentação dos Tribalistas em São Paulo. Embora os setores do estádio não tenham alcançado a lotação máxima, a banda se apresentou para um público em êxtase, que preencheu o Allianz Parque. Com cerca de 20 minutos de atraso, o trio entoou “Tribalistas”, canção escolhida para a abertura do espetáculo. “Que lindo!”, surpreende-se Brown após “Carnavália”. “Boa noite, tribo de todas as tribos!”, cumprimenta depois da execução de “Um Só”. “É uma alegria estar na minha cidade, que é uma cidade de cidades, que acolhe todas as tribos, que faz de todas uma só”, complementa Arnaldo antes de ceder espaço para Marisa. “Hoje é nossa terra, né? Está lindo demais e nós estamos muito felizes de ter chegado até São Paulo. Queria agradecer a cada um de vocês por terem vindo e desejar um show maravilhoso! Muito obrigada!”, completa emocionada antes da canção “Vilarejo”.

(Foto: Cíntia Carvalho / Setor VIP)

“Anjo da Guarda” e “Fora da Memória” antecedem “Diáspora”, uma das faixas mais populares entre o público presente. “Antes de sermos um trio eu compunha com o Arnaldo, eu compunha com o Brown e eles compunham entre si”, conta Marisa. “Um dia nos encontramos e fizemos nossa primeira música”, entrega antes de “Água Também É Mar”. “Um a Um” e “Ânima” abrem caminho para o primeiro grande número do espetáculo. “Velha Infância” provoca um coro coletivo raramente visto em shows nacionais. “Que lindo, São Paulo! Nós amamos vocês!”, agradece Marisa Monte, visivelmente satisfeita. A deliciosa “É Você” antecede “Carnalismo” e “Aliança”. “Lançamos esse disco ano passado e disseram que tínhamos voltado. Nós nunca fomos, então não estamos voltando”, brinca Arnaldo Antunes. “Nesses 15 anos, entre o primeiro e o segundo disco, nós não paramos de compor e de gravar”, confessa. O recente álbum chegou às lojas em 2017, uma década e meia após o lançamento do primeiro trabalho do trio.

“Antes do primeiro disco, tínhamos 10 anos de parcerias. Foi bem complicado escolher o repertório para esse show. Além das canções que gravamos juntos para os nossos álbuns, tínhamos um total de 56 músicas gravadas pelo trio”, conta Marisa. “Descobrimos canções que nem nos lembrávamos que eram nossas e vamos relembrar algumas”, completa enquanto se prepara para a execução de “Até Parece”. “Quando as pessoas se amam, não há ida e nem volta, somente reencontros”, disserta Carlinhos Brown. O enorme sucesso “Não É Fácil” é interpretado antes de “Sem Você”, “Lá de Longe” e “Lutar e Vencer”. Nesse momento, os três artistas estão sem os enormes casacos que vestiam desde o início do show, ostentando com orgulho os belíssimos e vibrantes figurinos que auxiliam na descrição da personalidade de cada integrante. “Chegamos no samba”, anuncia Marisa antes de “Universo ao Meu Redor” e “Infinito Particular”.

>> Mais vídeos do show dos Tribalistas no canal oficial do YouTube!

“Paradeiro” com citação de “Consumado” prepara o público para “Amor I Love You”, talvez o maior sucesso interpretado no show. “Valeu, São Paulo!”, agradece Arnaldo Antunes antes de Marisa Monte cantarolar a música trocando a palavra “amor” por “São Paulo”. Lado a lado pela primeira vez, o trio liga as lanternas de seus celulares encorajando o público a fazer o mesmo durante a execução da belíssima “Depois”. Além de emocionar a plateia, a sequência de canções se transformou na mais aplaudida da noite. “Todo mundo batendo na palma da mão!”, pede Brown durante “Trabalivre”. “Quem tá feliz levanta a mão e grita!”, agita o animado artista no início de “Passe em Casa”. O prenúncio do fim do espetáculo chega junto aos agradecimentos. “Muito obrigado a toda equipe que trabalhou para que essa festa acontecesse e a cada um de vocês!”, finaliza Arnaldo. “Muito obrigada a toda a tribo de São Paulo!”, agradece Marisa Monte durante “Já Sei Namorar” e em meio a uma chuva de papéis picados.

(Foto: Cíntia Carvalho / Setor VIP)

Estima-se que os Tribalistas tenham vendido três milhões de cópias do primeiro disco, lançado em 2002. Quinze anos depois, o trio lançou o segundo trabalho, gravado em duas semanas na casa de Marisa Monte, no Rio de Janeiro. O trabalho que rendeu a atual turnê ultrapassa o número de meio milhão de cópias vendidas. Os Tribalistas estrearam o espetáculo em julho em Salvador. Após se apresentar no Rio de Janeiro, em Recife e em Fortaleza, o grupo desembarcou em São Paulo. O trio segue em turnê por Porto Alegre (24 de agosto), Curitiba (25 de agosto), Brasília (01 de setembro), Belo Horizonte (07 de setembro) e finaliza as apresentações no país retornando ao Rio de Janeiro (06 de outubro). Os Tribalistas seguem em turnê fora do Brasil. Para mais informações, siga as redes sociais de Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte.