Um giro de 360° por Nova York no Top of the Rock

Top-of-the-Rock-no-Rockfeller-Cneter-em-Nova-York

(Foto: Divulgação)

O Top of the Rock é uma atração situada no famoso Rockefeller Center, que permite ao público, entre outros passeios, uma visita ao terraço no 70º andar. O espaço possibilita uma vista de 360° de Nova York, uma das cidades mais agitadas do mundo.

O observatório original abriu para o público em 1933. A intenção era que o espaço imitasse um deque de navio, com espreguiçadeiras e luminárias que remetessem à decoração das grandes companhias marítimas do mundo. O local recebeu visitantes até 1986. Em 2005, o arranha-céu reabriu o observatório após uma reformulação criada pela criativa Gabellini Sheppard Associates. O Top of the Rock possibilita vistas espetaculares e únicas de importantes pontos turísticos, como o Central Park, a Brooklyn Bridge e a Estátua da Liberdade. O complexo oferece espaços para festas particulares, inclusive a céu aberto.

Inspirado pelo movimento artístico famoso entre as décadas de 20 e 30, a arquitetura Art Déco do prédio pode ser conferida de perto no Top of the Rock. Tudo devidamente protegido por vidros transparentes que possibilitam a total apreciação dos elementos, comuns em muitos outros pontos turísticos da cidade como o Chrysler Building e o Radio City Music Hall. A restauração e a preservação são as principais preocupações dos proprietários do Top of the Rock. Estima-se que mais de 400 mil pessoas passem por dia pela Rockefeller Plaza e contemplem o monumento. Além do espaço abrigar inúmeros eventos públicos como shows, exposições de arte e transmissões de campeonatos esportivos, é o endereço da árvore de natal mais famosa do mundo.

Top-of-the-Rock-no-Rockfeller-Center-em-Nova-York

(Foto: Divulgação)

Dos 70 andares, seis podem ser visitados pelo público. Três fazem parte da entrada e três do topo. A parada mais famosa do passeio, é a cobertura a céu aberto. É lá que estão localizados aqueles famosos binóculos que você pode utilizar colocando uma moeda. Se prepare se estiver frio ou chovendo. Independente do clima, a visita vale a pena. No andar de baixo, chamado de “Grand Viewing Deck”, é possível enxergar até 130 quilômetros em cada direção em dias limpos. Apesar da estrutura de vidro, há balcões para que o visitante fique do lado de fora. A diferença entre os espaços é que o topo é formado por uma espécie de terraço, permitindo que o público consiga visualizar toda a área sem interrupções e, no mais baixo, há pilastras, portas e paredes que podem atrapalhar a visão geral.

O moderno elevador do Top of the Rock é uma experiência à parte e vale ficar ligado na viagem. Há um jogo de luzes e projeções que simbolizam a passagem do tempo com imagens dos anos 30 até os dias atuais. Na decoração, se destacam as instalações gigantescas criadas pela Swarovski exclusivamente para o complexo de entretenimento. A atração ainda conta com uma loja de produtos da marca Top of the Rock. O prédio possui uma galeria com restaurantes e lojas como a criativa NBC Store, com produtos de atrações como “Friends”, “The Voice” e “Tonight Show Starring Jimmy Fallon”. Os estúdios da emissora NBC estão localizados no mesmo prédio do Top of the Rock. Se ficar atento, o visitante pode inclusive ser convidado para conferir um ensaio ou uma gravação que estará para acontecer na data de seu passeio.

Top-of-the-Rock-no-Rockfeller-Center-em-Nova-York

(Foto: Divulgação)

O Top of the Rock é perfeito para quem quer ver Nova York do alto, mas não quer sair do centro da cidade. O complexo se situa no número 30 da Rockefeller Plaza. O horário de funcionamento é das 08h às 00h, todos os dias da semana. A entrada é permitida até às 23h. Os ingressos custam a partir de US$32,00 para adultos e US$26,00 para crianças. Há pacotes especiais que permitem a visita de dia e à noite (Sun & Stars), visitas guiadas (RockPASS), promoções esporádicas, combos em parceria com outras atrações e a possibilidade de reservar ingressos para filas menores, mediante disponibilidade. Os horários podem variar em feriados e datas comemorativas. Informações adicionais e reserva de entradas podem ser feitas no site oficial do Top of the Rock.