Zezé di Camargo e Luciano contam trajetória em musical “2 Filhos de Francisco”

(Foto: Reprodução / Internet)

Em cartaz desde o início de outubro, “2 Filhos de Francisco – O Musical” tem arrastado centenas de espectadores ao Teatro Cetip, em São Paulo. Baseado no longa-metragem de 2005, o espetáculo conta a história de Zezé di Camargo e Luciano. Escolhido como representante brasileiro ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o longa-metragem levou mais de 5,3 milhões de pessoas às salas de cinema e cerca de 30 milhões de espectadores para a frente da televisão. No palco, o musical tem roteiro assinado por Carolina Kotscho e direção de Breno Silveira, profissionais responsáveis pelas mesmas funções na obra original.

Beto Sargentelli (de “Godspell”) e Bruno Fraga (de “Wicked”) representam Zezé di Camargo e Luciano, respectivamente. Brilhantes em suas interpretações (cênicas e musicais), os artistas sobem ao palco apenas no segundo ato do espetáculo, para a fase adulta dos protagonistas. Ambos remetem o público à dupla de maneira natural, sem parecerem forçados ou presos à esteriótipos. Integram o elenco principal, Rodrigo Fregman (adorável no papel de Francisco) e a talentosa Laila Garin (Helena). Entre os inúmeros acertos do musical está a presença de Zilu (interpretada por Eline Porto), ex-mulher de Zezé di Camargo, casada com o músico na época do lançamento do longa-metragem e figura particularmente importante para o sucesso dos sertanejos.

A seleção de músicas conta com canções inéditas e músicas tradicionais do repertório caipira como “Estrada da Vida”, “Luar do Sertão” e “Romaria”. Predominantemente lentas, as canções se arrastam durante grande parte do primeiro ato. Apenas um ou outro sucesso da dupla se mistura à três ou quatro canções desconhecidas do repertório de Zezé e Luciano. Como os números musicais não obedecem a cronologia das composições, “2 Filhos de Francisco – O Musical” se tornaria muito mais atrativo se utilizasse somente canções da dupla. Ainda que extremamente interessante, o espetáculo perde a chance de transportar o espectador para a história através da memória emotiva que todo brasileiro possui em relação às músicas de Zezé di Camargo e Luciano.

>> Claudia Raia protagoniza versão inédita de musical “Cantando na Chuva”

>> Claudia Ohana e Ney Latorraca estrelam “Vamp, O Musical”

No aniversário de sete anos de seu filho mais velho, Mirosmar, Francisco presenteia o garoto com um acordeão. Ao lado de seu irmão Emival, começa a fazer sucesso na região de Pirenópolis, interior de Goiás. Com a perda da propriedade em que moravam, a família se muda para Goiânia. Em busca de auxílio para as despesas da casa, os garotos passam a se apresentar na rodoviária da cidade, onde conhecem o empresário Miranda. Na estrada, um acidente interrompe a vida de Emival e consequentemente a ascensão da dupla. Anos mais tarde, Mirosmar retorna a carreira sob o nome artístico Zezé di Camargo, mas só conquista o sucesso ao se apresentar ao lado de seu irmão Welson, que adota o nome Luciano.

Naturais de Sítio Novo, distrito de Pirenópolis, no estado de Goiás, Zezé di Camargo e Luciano lançaram seu primeiro disco em 1991. “É o Amor”, primeira música de trabalho da dupla, alcançou o primeiro lugar nas rádios de todo o Brasil. Em pouco tempo, o álbum de estreia dos artistas ultrapassaria a marca de 1 milhão de cópias vendidas. Em 26 anos de carreira, Zezé di Camargo e Luciano venderam mais de 40 milhões de discos. A dupla faz cerca de 120 shows por ano, com uma média de 30 mil pessoas por apresentação. “2 Filhos de Francisco – O Musical” conta um pedacinho dessa trajetória, além de exaltar o talento, a dedicação e a perseverança de uma das duplas sertanejas mais bem-sucedidas da história.

(Foto: Reprodução / Internet)

“2 Filhos de Francisco – O Musical” está em cartaz no Teatro Cetip (Rua Coropé, 88 – Pinheiros), em São Paulo, quintas (21h), sextas (21h), sábados (17h e 21h) e domingos (16h). Os ingressos custam de R$25,00 (meia) a R$140,00 (inteira) e podem ser encontrados no site oficial da Tickets For Fun. O espetáculo possui 120 minutos de duração, incluindo um intervalo de 15 minutos. Até 17 de dezembro. Estrela1 Estrela1 Estrela1 Estrela1

error: