Cássia Kis protagoniza sensível homenagem a Manoel de Barros

(Foto: Gal Oppido)

Dez anos após seu último espetáculo teatral, Cássia Kis sobe ao palco do Teatro do SESI, em São Paulo, para homenagear o escritor mato-grossense Manoel de Barros. Com direção de Ulysses Cruz, “Meu Quintal é Maior do Que o Mundo” é uma sensível e divertida comemoração à vida e ao legado do emblemático poeta modernista, além de marcar os 40 anos de carreira da atriz. Amiga do autor, Cássia Kis tem o projeto de levar a obra de Manoel de Barros para os palcos há quase 30 anos. Após a curtíssima temporada paulista, “Meu Quintal é Maior do Que o Mundo” tem a intenção de passar pelas principais cidades do Brasil.

Manoel de Barros nasceu em Cuiabá, em 1916. Embora tenha lançado seu primeiro livro na década de 30, sua timidez e reclusão dificultaram a divulgação de sua obra. Nos anos 80, o artista conquistou reconhecimento do público, após personalidades como Antônio Houaiss e Millôr Fernandes difundirem seus poemas. Manoel de Barros ganhou inúmeros prêmios, incluindo o Jabuti por “O Guardador de Águas” e por “O Fazedor do Amanhecer”. Em 1998, recebeu o Prêmio Nacional de Literatura do Ministério da Cultura pelo conjunto do seu trabalho. Considerado um dos maiores autores brasileiros, Manoel de Barros morreu em 2014, aos 97 anos.

Cássia Kis interpreta textos curtos retirados do livro “Memórias Inventadas”, lançado em 2006. O espetáculo é dividido em três blocos: “onde”, “quem” e “o que”, além de uma espécie de prólogo e de epílogo. Para os espectadores que não estão acostumados com leitura de poesias, mas querem conhecer ou se aprofundar na obra de Manoel de Barros, a peça é bastante dinâmica. Elaborados por Ulysses Cruz, a cenografia e os figurinos remetem à natureza simples do poeta. O desenho de luz de Nicolas Caratori chama atenção em momentos pontuais, principalmente no encerramento. A sonorização é executada ao vivo por Gilberto Rodrigues.

(Foto: Gal Oppido)

“Meu Quintal é Maior do Que o Mundo” está em cartaz no Teatro do SESI (Av. Paulista, 1313 – Cerqueira César), em São Paulo, às sextas (20h), sábados (20h) e domingos (19h). Haverá sessão extra na quinta-feira (21). Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados através do site oficial do SESI. “Meu Quintal é Maior do Que o Mundo” tem classificação livre e duração de 70 minutos. Até 24 de fevereiro. Estrela1 Estrela1 Estrela1 Estrela1