Daniele Valente: “Saio com a sensação de dever cumprido quando vejo as pessoas felizes”

-m6v0664-137

A atriz Daniele Valente retorna à São Paulo com o espetáculo “100 Dicas Para Arranjar Namorado”. A peça nasceu de uma brincadeira em uma de suas redes sociais e acabou virando livro. Da adaptação para os palcos foram poucos dias e quase nenhum ensaio. Apesar de ter escrito para a TV, a adaptação – em parceria com Cacau Hygino – é o primeiro texto que ela escreve para teatro. Casada com o jornalista Christiano Cochrane, filho de Marília Gabriela, Dani o convidou para dividir o palco com ela nas engraçadas esquetes sobre relacionamentos. Mãe da pequena Valentina, a comediante tem mais de 20 anos de carreira. Participou de programas como “Escolinha do Professor Raimundo”, “Zorra Total”, “Sítio do Picapau Amarelo” e “Malhação”. No cinema, sua atuação ficou marcada com “Confissões de Adolescente”, “Xuxa em O Mistério de Feiurinha” e nos atuais “Odeio o Dia dos Namorados” e “Colegas”.

“100 Dicas” é uma comédia despretensiosa e divertida. A atriz faz com que todas as situações sejam, além de engraçadas, efetivas para que alguma corajosa as utilize na vida real. Daniele é segura e não fica mais do que alguns segundos fora do palco. É ali que acontecem as principais trocas de roupa e a caracterização necessária para cada cena. Antes de dar vida a personagem no palco do Teatro Gazeta, Daniele conversou um pouquinho com o Setor VIP sobre seu novo trabalho, como é trabalhar com o marido, falou sobre arte, música e muito mais!

Setor VIP: “100 Dicas” surgiu a partir do que você escrevia em sua rede social e acabou virando um livro. Você tinha ideia em transformá-lo em livro ou em uma peça?

Daniele Valente: Esse na verdade é meu segundo livro (o primeiro é o infantil “As Aventuras de Gabi”, de 2010). Mas é a primeira vez que escrevi para o teatro. Sempre gostei de escrever mas não tinha ideia que um dia faria isso profissionalmente.

Setor VIP: O espetáculo passou pelo Rio de Janeiro e agora volta a São Paulo. Como o público tem reagido?

Daniele Valente: O público tem reagido maravilhosamente bem. Saio com a sensação de dever cumprido quando vejo as pessoas saindo felizes.

Setor VIP: Já aconteceu algum fato curioso como alguém, de repente, discordar de alguma das dicas ou uma que seja unanimidade?

Daniele Valente: O fato mais legal eu diria que foi o de uma mulher que assistiu a peça em São José dos Campos, arranjou um namorado usando as dicas e o levou para me conhecer no teatro em São Paulo. Fiquei super feliz! A dica que faz mais sucesso é a do vídeo game. Acho que toda solteira deveria ter um. As vezes agradar o “Clube do Bolinha” é fundamental. Os homens vão ao delírio com essa!

Setor VIP: Você usava muitas dessas dicas em sua época de solteira?

Daniele Valente: Todas foram testadas por mim! (risos)

Setor VIP: Você vê “100 Dicas” como uma peça basicamente para mulheres ou sente que os homens também se divertem com as esquetes?

Daniele Valente: Os homens entram um pouco tímidos, o que é normal devido ao nome da peça. Depois vão se soltando e são os que mais interagem. Teve um que “conversava” tanto comigo que a namorada falou “quer deixar ela falar?”. Eles me apoiam e concordam com todas as dicas.

Setor VIP: As investidas femininas não perderão o suspense caso os homens já as saibam?

Daniele Valente: O suspense se torna um alívio, pois adianta bem o caminho, corta dúvidas e evita conflitos.

Setor VIP: Qual a principal dificuldade em contracenar com seu marido?

Daniele Valente: A dificuldade é quando estou na TPM: além do marido, o colega de palco também paga o pato!

Setor VIP: E o maior ponto positivo?

Daniele Valente: O lado bom é que a gente se diverte e se admira mutuamente.

foto 2

Setor VIP: São mais de 20 anos de carreira, a maioria dedicados a comédia. A vontade de investir em outro gênero existe?

Daniele Valente: Já existiu mais. Hoje finalmente assumi que sou uma comediante. Sei que posso fazer papéis sérios, mas hoje em dia, talvez pelo amadurecimento como pessoa, não sinto necessidade de provar nada a ninguém. Eu procuro fazer trabalhos que me deixem feliz. Seja comédia ou não. Procuro uma personagem que eu ame, equipe, colegas, enfim, que seja pura alegria.

Setor VIP: Existe algum personagem que você gostaria de ter feito?

Daniele Valente: Não, se eu vejo alguma atriz fazendo um personagem maravilhoso muito bem eu tenho vontade é de aplaudir. Ah. teve sim! A Jeannie (de “Jeannie é um Gênio!”)! Mas aí criei a Efigênia e matei essa vontade!

Setor VIP: Você tem algum espaço de arte ou gastronomia favoritos em algum lugar do mundo?

Daniele Valente: Amo o Louvre. Cada vez que vou fico encantada e me dedico a uma parte do museu. Mas um museu que me fascinou nos últimos tempos foi o do Leonardo da Vinci em Amboise na França. Sou fã dele. De gastronomia eu gosto até demais! Dos restaurantes caros aos botecos com uma incrível bolinha de queijo. Prefiro gastar em restaurante do que em roupa.

Setor VIP: Para finalizar, em relação a música, o que você gosta de ouvir?

Daniele Valente: Coldplay, Amy Winehouse, Billie Holiday, Adele e Anitta! Gosto de quase tudo.

Com direção de Eduardo Figueiredo, a comédia “100 Dicas Para Arranjar Namorado” está em cartaz no Teatro Gazeta, que localiza-se na Av. Paulista, 900, até o dia 04 de agosto. O espetáculo tem sessões às sextas (23h), sábados (20h) e domingos (18h) e os ingressos custam de R$25 (meia) a R$60 (inteira). Corra!