Luiz Fernando Guimarães interpreta oito personagens em “O Impecável”

(Foto: Guga Melgar)

(Foto: Guga Melgar)

Após temporada no Rio de Janeiro, Luiz Fernando Guimarães desembarca no Teatro Gazeta, em São Paulo, com o espetáculo “O Impecável”. Uma manicure, um homossexual, um solteirão, uma madame e um criminoso são alguns dos oito personagens que o artista representa, sem caracterização, no monólogo facilmente relacionado aos antigos romances policiais. O figurino neutro, composto apenas por peças escuras, auxilia o ator na construção da voz, do corpo e da movimentação de cada figura. Todas as mudanças acontecem repentinamente, a partir de encontros inesperados entre os personagens.

Em três ou quatro momentos pontuais, o ator abandona os papéis e conversa com o público, ora para agradecer os aplausos em cena aberta, ora para comentar situações inusitadas que acabam de acontecer. “Vocês adoram um erro, né?”, brinca ao se confundir em uma determinada fala. “Qualquer pessoa ao menos tentaria passar discretamente, essa faz questão de andar devagar”, alfineta quando uma mulher caminha para o seu lugar lentamente, cruzando o teatro de ponta a ponta entre a primeira fila e o palco, atrapalhando o artista e distraindo a educada plateia formada por quase 700 pessoas.

(Foto: Guga Melgar)

(Foto: Guga Melgar)

“O Impecável” não é uma comédia que provoca crises de risos – algo que se espera do artista e que provavelmente decepcione parte do público -, mas entretém. Luiz Fernando Guimarães é conhecido por gerações como um dos mais talentosos comediantes do Brasil, seja por seu trabalho na “TV Pirata” (1988) ou pelo divertido Rui, de “Os Normais” (2001). Se construído em cima da “fórmula” dos stand-ups, o espetáculo não só ganharia com a liberdade criativa e com a habilidade de improvisação de Guimarães, mas também elevaria o nível do gênero no país.

De qualquer forma, é explicitamente compreensível porque a peça foi criada da forma que chega à São Paulo. O inteligente texto assinado pelos talentosos Charles Möeller e Claudio Botelho – com quem o ator trabalhou no musical “Como Vencer na Vida Sem Fazer Força” (2013) – amarra grandes monólogos de personagens que se encontram para desvendar uma série de acontecimentos, tudo com um provocativo toque de humor, incomum em textos dessa profundidade. O encontro explicita ainda o talento de Luiz Fernando e marca o retorno do artista aos palcos paulistas após um hiato de 12 anos.

>> Vozes poderosas emocionam espectadores em musical “Godspell”

(Foto: Guga Melgar)

(Foto: Guga Melgar)

“O Impecável” está em cartaz no Teatro Gazeta (Av. Paulista, 900), em São Paulo, às sextas (21h), sábados (22h) e domingos (20h). Os ingressos custam de R$ 40,00 (meia) a R$ 90,00 (inteira) e podem ser encontrados no site oficial do espaço. O espetáculo tem duração de 60 minutos e a classificação indicativa é de 14 anos. Até 02 de outubro. Estrela1 Estrela1