Mateus Solano e Luís Miranda protagonizam “O Mistério de Irma Vap”

(Foto: Priscila Prade)

Desde abril de 2019, Mateus Solano (de “Selfie”) e Luís Miranda (de “Terça Insana”) estrelam a comédia “O Mistério de Irma Vap”, em cartaz no Teatro Porto Seguro, em São Paulo. Dirigido por Jorge Farjalla (responsável pelas releituras de “Doroteia” e “Senhora dos Afogados”), o espetáculo escrito pelo norte-americano Charles Ludlam cumpre temporada na capital paulista por três meses, antes de viajar para o Rio de Janeiro.

Nascido em Nova York, Charles Ludlam escreveu cerca de 30 espetáculos. Em setembro de 1984, estreou o que viria a se tornar seu maior sucesso. “The Mistery of Irma Vep” satiriza os dramas vitorianos, a farsa e os filmes de terror, incluindo referências diretas ao longa-metragem “Rebecca” (1940), de Alfred Hitchcock. Charles Ludlam morreu após complicações de saúde causadas pelo vírus HIV, em 1987. Em 1991, “The Mystery of Irma Vep” recebeu o título de espetáculo mais produzido nos Estados Unidos.

No Brasil, “O Mistério de Irma Vap” estreou sua primeira montagem em 1986. Protagonizado por Marco Nanini e Ney Latorraca, o espetáculo se manteve em cartaz por 11 anos consecutivos e conquistou o registro no Guiness World Records. Marília Pêra voltou a dirigir o espetáculo após cerca de 20 anos. Cássio Scapin e Marcelo Médici estrearam a segunda versão brasileira de “O Mistério de Irma Vap” em 2008.

(Foto: Priscila Prade)

Lady Enid se muda para a mansão mal-assombrada de Lord Edgar, localizada em alguma cidade da Inglaterra. Além de conviver com a presença fantasmagórica da primeira esposa de seu marido, a nova moradora precisa se acostumar com as histórias que envolvem a propriedade, como a perda do filho do casal, morto por um lobisomem. Enquanto se acostuma à nova realidade, Lady Enid tenta conquistar a insatisfeita governanta.

Luís Miranda possui experiência em espetáculos cômicos, incluindo mais de uma década no elenco do “Terça Insana”. Mateus Solano reúne mais de dez peças no currículo. Todas as experiências são essenciais para o ritmo do espetáculo. “O Mistério de Irma Vap” é composto por acontecimentos extravagantes, que exigem mentalmente e fisicamente dos artistas envolvidos. Após quase cinco meses de ensaio, “O Mistério de Irma Vap” se torna uma excelente oportunidade para os atores mostrarem outras faces de seus trabalhos.

Os artistas interpretam inúmeros personagens e possuem dezenas de trocas de roupas, incluindo perucas e chapéus. O figurino é assinado por Karen Brustolin. Grande destaque do espetáculo, o riquíssimo cenário de Marco Lima funciona em perfeita sintonia com a cuidadosa iluminação de Aline Santini. A decoração é inspirada nos trens-fantasma e no universo dos anos 1980, como o curta-metragem “Thriller”, de Michael Jackson.

>> Heloísa Périssé e Maria Clara Gueiros celebram amizade em “Loloucas”

>> Com desempenho brilhante, Marisa Orth protagoniza “Sunset Boulevard”

(Foto: Priscila Prade)

“O Mistério de Irma Vap” está em cartaz no Teatro Porto Seguro (Alameda Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos), em São Paulo, às sextas (21h), sábados (18h e 21h) e domingos (16h e 19h). As entradas para o espetáculo custam de R$40,00 (meia) a R$150,00 (inteira) e podem ser encontradas no site oficial do Tudus. “O Mistério de Irma Vap” possui classificação indicativa para maiores de 12 anos e duração de 100 minutos. Até 16 de junho. Estrela1 Estrela1