Mauricio de Sousa abre as portas de estúdios da Turma da Mônica

(Foto: Cíntia Carvalho / Setor VIP)

Em 1959, a primeira tirinha de Mauricio de Sousa ilustrou a Folha da Tarde, publicação pertencente ao grupo editorial Folha da Manhã, local em que o cartunista trabalhava como repórter policial. A história apresentava ao público os personagens Bidu e Franjinha. Em comemoração aos 60 anos de carreira, o empresário abre as portas de seus estúdios para apresentar ao público parte dos bastidores da Mauricio de Sousa Produções, responsável pelos mais de 400 personagens da encantadora e divertida Turma da Mônica.

A Mauricio de Sousa Produções é um dos maiores estúdios de quadrinhos do mundo. Líder do mercado brasileiro, a empresa possui centenas de funcionários encarregados por muito mais do que os famosos gibis. Livros, animações, eventos, espetáculos teatrais e design de produtos são algumas das experiências que nascem no espaço. Para exemplificar o poder do império, cerca de 400 livros foram lançados nos últimos 5 anos; mais de 30 milhões de revistas com temas voltados à cidadania foram distribuídas na última década; o Parque da Mônica é o maior complexo coberto da América Latina; são mais de 4.000 produtos licenciados e mais de 8 bilhões de visualizações nos canais oficiais do YouTube.

>> As principais atrações do gracioso Parque da Mônica

>> Chácara Turma da Mônica: onde comer fica mais divertido!

(Foto: Cíntia Carvalho / Setor VIP)

Nas aventuras que preenchem as páginas das mais de 1 bilhão de revistas vendidas, personagens como Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento promovem valores como amizade e respeito. Somada à tradição e constante inovação de conteúdo, a qualidade da empresa alcançou o merecido título de marca sem qualquer rejeição do público, independente de gênero, faixa etária, renda ou região. Estima-se que a Mauricio de Sousa Produções tenha recebido cerca de 4.000 visitantes desde a abertura, no segundo semestre de 2018.

Um panorama geral sobre a evolução da marca é mostrado no vídeo de boas-vindas aos estúdios. No auditório, os guias dividem os visitantes em grupos: Bidu e Horácio. Os participantes recebem fones de ouvido dos personagens para que as informações do passeio sejam totalmente compreendidas. A experiência se inicia em uma exposição que mostra a linha do tempo de Mauricio de Sousa. Marcos da carreira do cartunista estão expostos no espaço, como a primeira tirinha com a personagem Mônica (1963), a primeira revista “Mônica e a sua Turma” (1970) e o troféu Yellow Kid (1971). O empresário é o único brasileiro a possuir a estatueta. A extinta premiação aconteceu entre 1970 e 2005, na Itália.

(Foto: Cíntia Carvalho / Setor VIP)

A próxima parte é um passeio pelo Bairro do Limoeiro. Os setores de criação das histórias em quadrinhos estão “escondidos” nas casas e estabelecimentos comerciais do principal cenário das aventuras da Turma da Mônica. É possível observar de perto cada passo da construção das revistinhas, certamente um momento único para qualquer admirador da marca. Considerado o coração da Mauricio de Sousa Produções, o estúdio produz mais de 1.500 páginas por mês, com cerca de três meses de antecedência.

É proibido filmar ou fotografar durante a visita. Todos os pertences pessoais ficam guardados com a equipe responsável pelo passeio, incluindo celulares. Fotógrafos registram momentos específicos que podem ser adquiridos no final da excursão. Na última parada, há uma praça decorada de forma lúdica, com brinquedos no estilo das atrações encontradas no Parque da Mônica. Nesse momento, é permitido pegar celulares para fotografar o cenário e a surpresa final da visita. Antes do fim, há uma loja com uma seleção irresistível de produtos da Turma da Mônica. A aparição de Mauricio de Sousa não está incluída no passeio, mas o cartunista costuma surpreender alguns grupos se estiver disponível no horário da visitação.

Mauricio de Sousa posou com exclusividade para o Setor VIP.

(Foto: Cíntia Carvalho / Setor VIP)

A temporada de visitas retornará em breve com muitas novidades e surpresas. A Mauricio de Sousa Produções está localizada em um espaço de mais de 3.000m² em um moderno complexo empresarial na Lapa, em São Paulo. As visitas acontecem às terças (10h e 14h30), quartas (10h e 14h30) e quintas-feiras (10h e 14h30). Os ingressos custam de R$75,00 (meia) a R$150,00 (inteira) e podem ser adquiridos através do site oficial da Turma da Mônica.

Com o máximo de conforto e profissionalismo, a operação, organização e o transporte do passeio são executados pela Forma Conhecer, empresa do Grupo Forma, responsável pela maior e mais conhecida operadora brasileira especializada em viagens para estudantes, a Forma Turismo. As vans responsáveis pelo trajeto do grupo saem do hotel Ibis Styles Barra Funda. A excursão dura cerca de 90 minutos e tem classificação indicativa para maiores de 06 anos.